quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Documentário - Boca de Lixo

O documentário Boca de Lixo, feito por Eduardo Coutinho em 1992 começa com imagens silenciosas do lixão. Animais passando, cães, porcos e urubus. De repente o silêncio é quebrado com um grito e com o êxtase por conta da chegada de mais um caminhão de lixo. Ao começar as entrevistas, os catadores estão muitos cautelosos, mas aos poucos vão se soltando. Em sua maioria, demonstram e ratificam o orgulho de trabalhar em um lixão. “É melhor trabalhar aqui, do que em muita casa de família”, “Minha mãe teve dez filhos. Todos criados com o dinheiro e a comida daqui”, “Aqui a gente trabalha honestamente. É melhor do que roubar”. Porém existem aqueles que se envergonham e preferem até mesmo não aparecer, dando entrevistas com o boné no rosto, ou se escondendo com as mãos. “Já trabalhei em casa de família e em restaurante, e é bem melhor porque lá a gente trabalha na limpeza, faz as refeições direito, etc”.
Os caminhões que chegam não abastecem os catadores apenas de matéria prima pra o trabalho não. Além de ferros, papelões, alumínio, que eles usam pra vender, eles tiram de lá alimentos como batata, chuchu, cenoura, maçã, resto de comida, etc. Pegam materiais pra construir casas e barracos. Recolhem roupas, calçados, coisas de utilidade. Usam bolas de gude, bolas de futebol, dominós e cartas de baralho para o lazer. “O que não serve para o rico pode ser muito útil para o pobre”.
É possível encontrar de tudo num aterro, de uma história de amor de começou por lá e perdura até hoje, até a história de uma linda garota que tem um talento em potencial fantástico. Ela possui uma belíssima voz e sonha ser cantora sertaneja. É muito comum acidentes ocorrerem. Os mais comuns são arranhões com lâminas, cortes com cacos de vidro e furadas de agulhas decorrentes do lixo hospitalar. Apesar de toda dificuldade e precariedade, muitas pessoas se acostumaram com essa vida. Elas chegam a deixar o lixão, porém não demoram muito a voltar.

“O lixo não é um fim. Ele é um novo começo”.
- Vídeo relacionado:

http://www.youtube.com/watch?v=UY-4w-JQkOw

Nenhum comentário:

Postar um comentário