FIAC 2009;
Peça: Larvárias
Data: 31.10.2009
Teatro: Teatro Martim Gonçalves ( Canela)
Analise sobre a peça Larvárias.
A peça Larvárias tem como diferencial o seu teor lúdico.
Pois apesar de não ter falas constrói uma perspectiva de compreensão íntima da plateia, transportando para a dramaticidade um novo significado. Trabalha com uma tradução de significados a cada momento que se refere aos dois personagens, - multiplicados em máscaras -transferem uma sensação de gestação ininterrupta da trama. Por vezes, temos como sentido que a bola ao palco significa nossa relação com o útero, por outras, com nossa moradia, consolo e até mesmo com a criação de algo inusitado em nosso ímpeto.
É justamente como se sente ao assistir esta peça, como algo que se produz de forma jamais reconhecível, que altera percepções e aguça traduções individuais. Talvez, para induzir o imaginário que persiste em permanecer calado. Lavarias lhe parece algo incompreensível no começo, confuso no segundo plano – pois da confusão tentamos entender o que realmente nos interessa - e terceiro, a reflexão. As máscaras traduzem as características dos personagens que não precisam de forma alguma de falas. Os atores traduzem corporalmente - e em seu semblante engessado de cada cena -o que temos de perceber. Até mesmo quando se nota a semelhança com animais, que defendem seus propósitos, instintivos e providenciais. Talvez também mais uma linha de raciocínio de tradução. É uma experiência diferente, cheia de emoção e curiosidade.
O vídeo dando um pouco de significado a peça Larvárias - no que se diz visualmente- está disponível no YouTube no seguinte endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=PHJsFm25JiM .
Nenhum comentário:
Postar um comentário